Share on Facebook Tweet (Share on Twitter) Share on Linkedin

Obrigações e mudanças do Imposto de Renda 2022

Obrigações e mudanças do Imposto de Renda 2022. Esteja ciente da atualização do imposto de renda para pagá-lo corretamente. Cumpra todas as obrigações fiscais do Imposto de Renda com nossas boas dicas!

A hora da declaração está próxima!

Certamente você já deve ter ouvido falar na Receita Federal. O Brasil possui muitos órgãos, mas a Receita Federal, dentre eles, figura como um dos mais respeitados e importantes.

De fato, ela é sim importante. Aliás, sua história é bastante interessante. A Receita Federal do Brasil, apesar de sua relevância, não é “nova”.

Foi criada no ano de 1968, através de um decreto de número 63.659. Devido às suas competências e funções, esse órgão está especialmente subordinado ao Ministério da Fazenda.

Como todo órgão federal, possui suas responsabilidades oficiais. As mais destacadas são a administração tributária e aduaneira(comércio exterior).

Em todo o decorrer das décadas, se enxerga na história da Receita Federal um compromisso sério com a legalidade e transparência.

Essa transparência até hoje continua a ser a tônica na relação entre a Receita e os cidadãos.

Quanto aos cidadãos, a tributação tem um impacto notável. A Receita Federal fiscaliza todos os tributos que precisam ser recolhidos.

Recolhidos de quem? Dos cidadãos, os contribuintes na União. A União, ou Governo, utiliza os impostos recolhidos para manter serviços.

Serviços que, obviamente, possuem a finalidade de beneficiar os cidadãos através de programas e investimentos.

Nem tudo é tão simples quando falamos sobre tributação.

Nessa área, nem tudo é uniforme e igual. As diferenças entre os vários impostos já demonstram a complexidade do fato.

Para facilitar o entendimento, é preciso selecionar. Para começar, não há melhor escolha do que o Imposto de Renda!

Obrigações e mudanças do Imposto de Renda 2022

Se em uma roda de amigos o assunto da vez fosse o imposto de renda, muitos não iriam sequer prosseguir a conversa…correto?

Há uma dose de sensatez nisso: os impostos constituem uma etapa burocrática e por vezes tediosa da vida cotidiana brasileira.

Mas as coisas não precisam ser exatamente assim. Tanto melhor será quanto melhor compreendermos como o processo tributário funciona.

Aliás, entender bem esse processo pode ser um divisor de águas na vida de muitos cidadãos, melhorando sua saúde financeira e fiscal.

Vamos entender, então, quais são as reais obrigações e mudanças do Imposto de Renda 2022!

Obrigações e mudanças do Imposto de Renda 2022

Qual é o modo de funcionamento do Imposto de Renda 2022?

Obrigações e mudanças do Imposto de Renda 2022

A base utilizada para o cálculo do imposto de renda são os rendimentos, ou seja, o montante de ganhos e perdas adquiridos ao longo do ano.

O nome diferente surge desse ponto.

Alguns consideram um pouco difícil organizar esse montante. Apesar de trabalhoso, é uma tarefa que irá facilitar no hora de pagar, por exemplo.

A razão disso é o próprio modo de funcionamento do imposto de renda 2022.

Para os que não conhecem: não é um valor fixo.

Esse imposto é calculado utilizando-se as alíquotas que são, por sua vez, fixadas e pré-determinadas.

Uma característica do IRPF(Imposto de Renda Pessoa Física) é que ele é anual, considerando assim um período de 12 meses.

Esse período precisa ser levado em conta na hora de organizar os rendimentos.

Mas o Imposto de Renda 2022 precisa ser uma preocupação de todos? A resposta é não.

O IRPF deve ser uma preocupação para quem possui a necessidade legal de tributar, que dizer, para quem se encaixa nos requisitos exigidos.

Para saber mais sobre o IRPF, sugerimos que você acesse o site oficial da Receita Federal e capte todas as informações sobre o tributo.

Requisitos e Isenção do Imposto de Renda 2022

Para o IRPF 2022, o jogo parece ter mudado um pouco. Depois de alguns anos, surgem então discussões legislativas que acarretam em alterações, em mudanças nas regras.

Inicialmente, o próprio limite da faixa de isenção passa a ser alterado, entrando em conta o valor de 2500 reais mensais.

O contribuinte cujo rendimento mensal é inferior a esse valor, pode dormir tranquilo pois a Receita Federal não irá incomodá-lo…

A isenção vale também para quem é dependente de um segundo contribuinte. Nesses casos, a declaração já fica válida para ambos.

Isso lembra os casais, não? Uma pessoa cujo cônjuge já tenha tido os seus recursos e bens declarados, também não precisa ver no Imposto de Renda um problema a ser resolvido.

Igualmente, temos o caso onde a isenção não pode existir e não encontra espaço.

Essa é a situação de quem possui um faturamento maior que o limite de 2500, de quem que obteve ganhos e lucros na venda de imóveis e grandes terrenos, de quem operou na bolsa de valores e muito mais.

Por fim, há uma modalidade nova que está sendo considerada: o rendimento produzido por dividendos. É preciso lembrar-se disso caso seja o seu cenário!

Pessoas físicas desse tipo devem declarar IR. Não há muito para onde correr.

Simulação do Imposto de Renda 2022

Se você for adequado aos requisitos, uma ferramenta interessante é o simulador do imposto de renda 2022.

Essa ferramenta disponibilizada pela própria Receita Federal permite com seja possível visualizar qual valor precisará ser pago.

Assim, um contribuinte pode deixar as surpresas de lado e se planejar ainda melhor para tributar em dia.

Para acessar o simulador é preciso, como dito pouco antes, acessar o site oficial da Receita. Lá, o que não faltam são informações sobre o imposto.

Declaração online do Imposto de Renda 2022

O processo de declaração está mais facilitado. Acabou o tempo dos vastos papéis e filas.

Elencamos duas ótimas opções online para declarar o IRPF: o portal da Receita Federal e o aplicativo Meu Imposto de Renda.

Ambos são meios válidos, podendo ser escolhidos conforme melhor parecer ao contribuinte.

Conclusão

Ainda temos as taxas! Variando entre 7% e 27,5%, às alíquotas atualizadas constituem um sistema de valores que nem todos sabem lidar.

Uma ajudinha sempre cai bem, mas nesse caso ela é vital. Essa ajuda não pode vir de outro lugar além da contabilidade.

A contabilidade é o braço profissional mais conceituado e recomendado para lidar com o seu pagamento de impostos.

Uma boa notícia é que, sendo o imposto de renda um tributo recorrente(anual, como dito), o serviço contábil pode ser útil por longo tempo.

Quem não procura uma segurança na tributação? Todos nós. Todos desejamos manter a vida livre de desavenças com as autoridades fiscais.

Essa segurança não é utópica, não é um sonho de romance difícil de acontecer no mundo.

Ela é real e pode ser obtida com o auxílio prestado pelo trabalho de uma equipe contábil que esteja ao seu lado.

Existem muitas contabilidades no mercado e que conhecem o Imposto de Renda bem o suficiente para direcionar você.

Apesar disso, aconselhamos que você não escolha uma qualquer, e que sempre prefira as que já demonstraram resultado e experiência.

O ramo contábil é muito sério. Tão sério quanto as necessidades do contribuinte.

Então não perca o prazo da declaração e entre em contato com a Central!

Obrigações e mudanças do Imposto de Renda 2022