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Em tempos de crise e com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso se munir de todas as ferramentas para ultrapassar as barreiras encontradas pelo caminho e alcançar o sucesso. 

E uma das maneiras de se conseguir isso é se apropriar das técnicas de marketing. Neste artigo, vamos abordar sobre como aplicar na prática os 3Ps do Marketing.

Mas afinal, o que seriam os famosos 3Ps?

São os nossos mais conhecidos Marketing Mix ou Composto de Marketing, que são baseados em 3 elementos: Praça, Produto e Preço (ou promoção).

Esses três elementos compõem um dos princípios para quem deseja atuar e criar campanhas de marketing de sucesso, sendo que basicamente podemos compreendê-los da seguinte maneira:

Praça: Representa o cenário onde o produto será distribuído, ou seja, é o local onde o produto será exposto, vendido. Pode ser tanto uma loja física, loja virtual ou loja móvel, como feiras, por exemplo. E vale lembrar que  atualmente, quando se fala em loja virtual, a praça ganhou muito mais possibilidades para atingir novos clientes, e consequentemente “novas praças” e formas de distribuição e alcance.

Produto: Serviço ou item que será oferecido na empresa, de acordo com as necessidades dos clientes. E quando se fala em produto, falamos também de tamanho, largura, espessura, qualidade e funcionalidade em geral.

Preço: valor, é o dinheiro que se cobra por produtos e serviços. Depois que definir o preço, é preciso definir também as formas de pagamento, se será à vista ou parcelado e se comprando à vista se terá desconto ou não.

Como aplicar na prática o 3Ps

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A aplicação do conceito dos 3PS do marketing deve ser construída e planejada de acordo com o mercado em que a empresa atua e as questões culturais, sociais e econômicas desse mercado também deverão ser levadas em consideração.

Vamos supor que estamos falando de uma loja de camisetas personalizadas, que cria estampas sobre uma determinada região, ou cidade. Neste caso, o produto já tem características pré-estabelecidas, uma vez que a produção dessas camisetas tem como foco atingir esses cidadãos.

Por isso, o preço deve ser elaborado de acordo com o perfil econômico dessa região. A praça também já está definida, pois as camisetas serão vendidas dentro desse território, porém, as formas de alcance e entrega podem ser várias, desde uma loja física, online e entregas via Correio ou motoboy por exemplo.

Definitivamente, a regra dos 3Ps ponto+produto+preço é o chamado princípio do marketing ou estratégia básica, uma ferramenta importantíssima nos dias atuais.

E é sempre importante lembrar que tudo no marketing precisa ser encarado como teste, principalmente no marketing online, onde se cria campanhas que vão sendo otimizadas de acordo com as respostas dos clientes.

Lembre-se que se a empresa consegue trabalhar bem a regra dos 3Ps (ponto+produto+preço), sem dúvida o caminho se tornará muito mais fácil.

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